domingo, 30 de maio de 2010

Ponte Rio Niterói



O desejo de se construir uma ponte do Rio de Janeiro até Niterói existe desde o século 19, e este sonho foi realizado em março do ano de 1974. Esta obra teve um importante toque da tecnologia para auxiliar a construção, pois se tratava de uma ponte de aproximadamente 13 quilômetros de extensão, 300 metros de largura e 74 metros de altura, que com esses números fascinantes trouxe a ela alguns recordes mundiais.
Por estar boa parte erguida sobre o mar, os engenheiros tiveram que recorrer a novas tecnologias para realizar o feito, uma delas era encontrar um tipo de concreto, altamente resistente que pudesse ser utilizado em meio aquoso, no caso, no interior do mar. Outra inovação importante foi à forma de perfuração a grandes profundidades, usando ilhas flutuantes, que carregavam equipamentos modernos de perfuração, para assim fazer as fundações da ponte. As grandes perfuratrizes trabalhavam dentro de tubos que as protegiam da água do mar. As escavações tinham que atingir trechos de rocha sólida, capazes de sustentar as bases da ponte. Nos buracos da fundação eram então instaladas longas tubulações metálicas (preenchidas com concreto) que iam do subsolo oceânico até a superfície do mar. As tubulações metálicas utilizadas passavam por um tratamento especial com a ajuda do zinco, processo conhecido como galvanização dos metais, que desta maneira evitava ferrugens e corrosão.
Em cima de um grupo formado por cerca de dez dessas tubulações metálicas, foram construídas cada uma das fundações da ponte, uma grande base de concreto maciço com 2,5 metros de altura e 6 toneladas de peso. Sobre essa base eram encaixados os pilares, posicionados em pares para segurar as pistas da ponte. Nos 9 quilômetros sobre o mar foram usados 103 conjuntos de sustentação formados por tubulações, base de concreto e pilares.
Com a ajuda de guindastes, foram erguidas e instaladas peças de concretos pré-moldados, formando as duas pistas. Em vão maiores, principalmente no centro da ponte, foram usados gigantescos blocos metálicos que, somados, chegavam a 850 metros. Resolvido o problema, a ponte estava pronta para ser inaugurada.

Obs: Texto Criado e desenvolvido pelo aluno Hélio A. Chaves Neto tendo como base o site abaixo.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_286574.shtml

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